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Regras do Jogo Tranca

 
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Descrição

O jogo é jogado com 4 participantes, formando duas duplas situadas em posições alternadas.

  • Jogadores - 4.
  • Baralhos - dois de 52 cartas.
  • Distribuição - 11 cartas para cada participante e dois mortos (montes separados) com 11 cartas.
  • Objetivo - Fazer mais pontos que a dupla adversária.

Definições

  • Monte - Pilha de cartas constituída pelas cartas que sobrarem após a distribuição. Essa pilha fica com a face das cartas viradas para baixo.
  • Jogo - Jogo - Combinação de três ou mais cartas ordenadas, todas com o mesmo naipe (sequência) ou todas com o mesmo valor (trinca ou lavadeira). Exemplos: 4,5 e 6 de Paus; 9 de paus, 9 de ouros e 9 de espadas. Numa sequência, o Ás apenas pode ser posicionado após o Rei. Essas cartas são baixadas na mesa. O número mínimo de cartas em um jogo é três, mas podem ser baixadas mais cartas simultaneamente, ou outras cartas serem acrescentadas no decorrer da partida.
  • Três Vermelho - Deve ser baixado sozinho na mesa e vale 100 pontos caso a dupla tenha feito pelo menos uma canastra. Caso a dupla não tenha feito uma canastra, o três vermelho vale 100 pontos negativos.
  • Três Preto (Tranca) - Não pode ser usado em um jogo na mesa. Quando baixado na lixeira, tranca a mesma, impossibilitando ao próximo jogador a compra da lixeira.
  • Canastra - Jogo composto por 7 cartas ou mais. Existem dois tipos de canastra: "Limpa" (sem curinga) e "Suja" (com curinga).
  • Curinga - As cartas de número 2 são utilizadas como curingas, podendo substituir qualquer carta. Exemplos: Dama de Ouros, 2 de Ouros (no lugar do Rei) e Ás de Ouros; 7 de ouros, 7 de copas e 2 de Espadas (substituindo outro 7).
  • Lixeira - Pilha de cartas constituída pelas cartas que são descartadas pelos jogadores ao longo do jogo (refugo). As cartas na lixeira são empilhadas com a face para cima, mas os jogadores podem ver apenas a carta do topo.
  • Batida - É feita quando um jogador fica sem cartas na mão (o jogador se desfaz de cartas baixando elas em jogos na mesa ou descartando-as para a lixeira).
  • Batida Direta e Batida Indireta - Batida direta é aquela em que o jogador fica sem cartas na mão após baixar cartas em algum jogo na mesa (sem descartar na lixeira). Pegará o morto e continuará a jogar, sem comprar carta. Batida indireta é aquela em que o jogador fica sem cartas na mão após descartar uma carta na lixeira. Pegará o morto, mas só poderá utilizá-lo na outra volta, quando for a sua vez de jogar.
  • Morto - Monte separado de cartas com a face virada para baixo. O morto vai para a mão do primeiro jogador de cada dupla a bater.

O Jogo Tranca

O jogador da vez compra uma carta do monte ou todas as cartas da lixeira, baixa jogos na mesa (se possível), e descarta na lixeira uma carta que não lhe interessa. O descarte significa que ele acabou sua jogada e está passando a vez. O próximo jogador será o jogador à sua esquerda e assim por diante, até que alguém termine a partida. Na vez do primeiro jogador a lixeira estará vazia, mas do segundo jogador em diante, ele poderá escolher entre a compra de uma carta do monte ou de todas as cartas da lixeira, caso esta não esteja trancada com um três preto. Para comprar a lixeira, o jogador obrigatoriamente terá que justificar a compra da carta de cima, encaixando-a diretamente em um jogo na mesa, ou juntando com duas cartas (ou mais) da mão e baixando como um novo jogo. O primeiro jogador de cada dupla que bater pegará as 11 cartas de um dos mortos e o jogo continuará como antes. Se a dupla que já pegou o morto tornar a bater, terminará a partida, mas para isso precisa de pelo menos uma canastra limpa. Se a outra dupla não pegar o morto, deverá descontar de seus pontos positivos os 100 pontos correspondentes ao morto, além das cartas que tem em mãos. Se a dupla tiver baixado um ou mais três vermelhos e tiver pelo menos uma canastra, soma-se 100 pontos para cada três vermelho, e se não tiver canastra, deduz-se 100 pontos para cada três vermelho.

Contagem

Ao término da partida, somam-se os pontos das cartas na mesa, ou seja, os valores das cartas baixadas nos jogos, mais o valor extra das canastras. Deduz-se os valores das cartas que sobraram na mão. Para a dupla que bateu, soma-se mais 100 pontos da batida e, caso a outra dupla não tenha pego o morto, diminui-se 100 pontos como penalidade.

Detalhe: Se um jogador comprar o morto por batida indireta e o adversário terminar a partida antes que chegue sua vez de jogar, o morto deverá ser pago, como se não tivesse sido comprado.

Valor em pontos

  • Batida = 100 pontos.
  • Todas as cartas = 10 pontos.
  • Canastra Limpa = +200 pontos.
  • Canastra Suja = +100 pontos.
  • Três vermelho baixado, tendo canastra = +100 pontos.
  • Três vermelho baixado, não tendo canastra = -100 pontos (negativos).
  • Por não pegar o morto = -100 pontos (negativos).

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