Chinchon:
- Jogadores: 2
- Baralho: 1 baralho espanhol de 40 cartas, sendo que o joker e as cartas 8 e 9 não são utilizadas. Obs: Quando jogado com baralho francês o 10 não é usado.
- Objetivo: Fazer o adversário atingir 100 pontos ou mais
Definições- Bater - Ação que faz uma partida terminar. Consiste em descartar 1 carta com a face pra baixo e mostrar seus jogos. Só é permitido bater quando sua lenha somar 3 pontos ou menos.
- Lenha - Pontos das cartas que sobram na sua mão após mostrar seus jogos e descartar uma carta
- Bater sem cartas - Bater sem ficar com nenhuma carta na sua mão (lenha 0)
- Encaixar cartas nos jogos do adversário - Quando sobram cartas na mão do jogador que bateu, o adversário tem a possibilidade de encaixar suas cartas nos jogos do batedor que estão na mesa
- Jogos - Conjuntos de 3 ou mais cartas de mesmo número ou 3 ou mais cartas em sequência de mesmo naipe, com o Ás sempre sendo considerado 1
- Curinga - Existe um coringa nesse jogo, é o Ás de Ouros
O jogoSão distribuídas 7 cartas pra cada jogador e é colocada 1 carta com a face pra cima na lixeira. As demais cartas do baralho são colocadas empilhadas com a face virada pra baixo na mesa.
Cada jogador deve escolher entre comprar uma carta do baralho ou do lixo e em seguida descartar uma carta, passando a vez para o outro jogador e assim sussessivamente até um dos jogadores bater.
Cada jogador, na sua vez, após comprar uma carta (e antes de descartar), tem opção de bater. A batida se dá com um descarte com a carta com a face pra baixo. O jogador que bateu deve abaixar seus jogos na mesa e as cartas que sobrarem na mão devem somar 3 ou menos pontos.
Após um jogador bater, o oponente deve também mostrar seus jogos. Se o batedor ficou com alguma carta na mão após mostrar seus jogos, o oponente pode também encaixar cartas nos jogos dele.
Pontuações
- Pontuações das cartas: Ás (1), exceto o de ouros, valem 1 ponto; De 2 à 7 a pontuação tem valor igual ao número; Valete (10), Dama (11) e Rei (12) valem 10 pontos cada; Ás de Ouros (Curinga) vale 25 pontos;
- No final de cada partida, o valor da lenha de cada jogador será adicionada em suas respectivas pontuações.
- Caso um jogador bata sem nenhuma carta na mão, serão descontados 10 pontos de seu placar.
- Caso um jogador bata sem nenhuma carta na mão e fazendo uma única sequência de 7 cartas utilizando o curinga (Ás de ouros) para substituir um valor nela, serão descontados 25 pontos de seu placar.
- Caso um jogador bata sem nenhuma carta na mão e fazendo uma única sequência de 7 cartas sem usar o curinga, ele ganha o jogo automaticamente. O ás de ouros não é considerado um curinga quando ele estiver em uma sequencia de ouros iniciada por ele.
- Os pontos das partidas vão sendo somados até que um jogador fique com 100 ou mais pontos no total, então o jogo termina.
- O jogador que chegar a 100 pontos primeiro perde, dando a vitória a seu adversário. Caso ambos jogadores façam 100 ou mais pontos, ganha o jogo quem tiver a menor pontuação. Caso ambos tenham a mesma pontuação acima de 100, o jogo termina empatado.