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Regras do Jogo Capital

 
Capital Online

 

Preparação

O jogo é realizado em um tabuleiro com 56 casas, que é dividido em:
- 4 casas de partida de cada cor (amarelo, vermelho, azul e verde)
- 48 casas contendo 4 terrenos cada, onde podem ser construídos negócios. Cada casa dessas é chamada de quarteirão.
- 2 casas contendo minigames (indicadas por um desenho com notas e moedas)
- 2 casas com a bolsa de valores

O tabuleiro também é dividido em 4 regiões, uma de cada cor. Cada região possui 12 quarteirões.

O jogo também possui um monte de cartas composto de 4 cópias de 23 cartas diferentes, totalizando 92 cartas. Este monte é embaralhado antes do início do jogo.

Cada jogador começa com 2 dados e um peão colorido posicionado na casa de partida de sua cor. Cada jogador também recebe 5 cartas do monte e $500 em dinheiro virtual. Um jogador é sorteado para ser o primeiro.

 

O Jogo

O jogo é realizado em turnos. Cada jogador tem a chance de jogar no seu turno e então deve passar a vez para o próximo. Isto é feito até que o jogo termine.

Cada turno é composto por 5 etapas, realizadas nesta sequência:
     1) Lançamento dos dados
     2) Movimentação do peão
     3) Realização de pagamentos
     4) Minigame ou Bolsa de Valores
     5) Ações diversas

1) Lançamento dos dados
Nesta etapa o jogador deve lançar todos os seus dados disponíveis a fim de determinar quantas casas seu peão deverá andar.

2) Movimentação do peão
Aqui o jogador deve movimentar o seu peão na quantidade exata determinada pela soma de seus dados. O sentido de movimentação no tabuleiro deverá sempre ser horário. As casas de partida possuem uma sinalização que indica o sentido. O tabuleiro possui 4 bifurcações, onde o jogador pode escolher se segue em frente ou vira à direita.

3) Realização de pagamentos
Caso o jogador tenha pagamentos a fazer, deverá fazê-los nesta etapa. Caso não tenha nenhum pagamento, esta etapa é ignorada.

4) Minigame ou Bolsa de Valores
Caso o jogador tenha parado em uma casa que contém minigames, os 4 jogadores jogarão um minigame individual ao mesmo tempo. Caso o jogador tenha parado em uma casa que contém a bolsa de valores, ele recebe ou perde um valor aleatório em dinheiro. Ele pode ganhar até $500 ou perder até $300. Caso o jogador não tenha parado nem no minigame nem na bolsa de valores, esta etapa é ignorada.

5) Ações diversas
Nesta etapa o jogador pode decidir entre diversas ações, como usar uma das suas cartas, trocar cartas ou passar a vez. Caso tenha caído em um quarteirão (casa com 4 terrenos), ele também pode construir um negócio. Apenas uma dessas ações pode ser feita por turno. Depois que uma ação é feita, a vez é passada automaticamente para o próximo jogador.

 

Fim de jogo

O jogo possui 20 cartas de vitória (4 cópias de 5 cartas diferentes), que estão misturadas no baralho. Para ganhar o jogo, o jogador deverá jogar uma dessas cartas. As cartas de vitória possuem uma borda diferenciada, de cor vermelha. Cada carta de vitória possui um preço e pode possuir uma ou mais condições diferentes para ser jogada, e só poderá ser jogada se atender essas condições. Não há limite ou restrição para a quantidade de cartas de vitória que o jogador pode manter em sua mão. Quando alguém consegue jogar uma carta de vitória, o jogo acaba imediatamente.

 

Negócios

Para construir um negócio, o jogador deve parar num quarteirão. Se houver pelo menos um terreno livre neste quarteirão, ele poderá construir umnegócio nele. Existem 7 tipos de negócio diferentes, onde cada um tem um preço e um rendimento base:
 

       NegócioPreçoRendimento Base
Bar$50$25
Armazém$100$50
Super Mercado$150$75
Galeria Comercial$250$125
Edifício Comercial$500$250
Shopping Center$1000$500
Super Center$1500$750


Para construir um negócio, o jogador paga o preço correspondente, caso tenha saldo para isso. Após pagar, o negócio é então construído, começando no nível 1. O nível do negócio determina o rendimento base dele. Toda vez que o jogador passar pelo seu ponto de partida, o negócio sobe em 1 nível. A cada nível que ele sobe, seu rendimento base aumenta em 20%.

Durante o jogo, o negócio pode receber alguns bônus que aumentam o seu rendimento. Esses bônus são:

Bônus da Marca
Todos os negócios que um jogador possui de um determinado tipo recebem um bônus para cada região diferente em que eles estejam. Esse bônus é baseado em seu rendimento base.
- 2 Regiões com negócios de mesmo tipo e dono: +25% de rendimento em cada um deles
- 3 Regiões com negócios de mesmo tipo e dono: +50% de rendimento em cada um deles
- 4 Regiões com negócios de mesmo tipo e dono: +100% de rendimento em cada um deles

Bônus da Região
Cada jogador possui uma região de sua cor. Cada negócio construído pelo jogador na região que o pertence, recebe um bônus baseado na quantidade de negócios nessa região. Esse bônus é baseado em seu rendimento base.
- 1 negócio do jogador na região dele: +20% de rendimento neste negócio
- 2 negócios do jogador na região dele: +40% de rendimento em cada um deles
- 3 negócios do jogador na região dele: +60% de rendimento em cada um deles
- etc...

Bônus da Vizinhança
Cada negócio recebe um bônus para cada negócio de tipo diferente dele que esteja no mesmo quarteirão ou nos quarteirões adjacentes ao dele, independente do dono. Caso exista um negócio de mesmo tipo no mesmo quarteirão ou em algum quarteirão adjacente, ele não recebe esse bônus. Esse bônus é baseado em seu rendimento base.
- 1 negócio diferente em um quarteirão adjacente: +25% de rendimento neste negócio
- 2 negócios diferentes nos quarteirões adjacentes: +50% de rendimento neste negócio
- 3 negócios diferentes nos quarteirões adjacentes: +75% de rendimento neste negócio
- 4 negócios diferentes nos quarteirões adjacentes: +100% de rendimento neste negócio
- 5 negócios diferentes nos quarteirões adjacentes: +150% de rendimento neste negócio
- 6 negócios diferentes nos quarteirões adjacentes: +200% de rendimento neste negócio
- 1 ou mais negócios iguais nos quarteirões adjacentes: +0% de rendimento neste negócio (sem bônus)

Quando um jogador parar em cima de um negócio adversário, ele deverá pagar uma taxa ao dono do negócio. Essa taxa é igual ao rendimento total desse negócio, que é composto pelo rendimento base com os bônus que foram aplicados.

 

Cartas

Na última etapa de seu turno, o jogador pode optar por jogar uma carta. Para fazer isso, ele deve pagar o seu preço, e no caso das cartas de vitória, satisfazer as suas condições. Existem 23 cartas diferentes, sendo 5 de vitória. Algumas cartas podem ser jogadas em outros jogadores, em terrenos ou em negócios, enquanto outras beneficiam o jogador que as jogou.

As cartas são as seguintes:

Dinheiro Fácil
Você recebe $500 da Prefeitura.
Custo: $0
Seguro Empresarial
O seu saldo passa a ser $200.
Custo: $0
Na Mira do Leão
Escolha um jogador. Na próxima jogada dele, este jogador deverá pagar uma taxa à Prefeitura correspondente à 50% do saldo que possui.
Custo: $200
Cobrança da Máfia
Escolha um jogador. Na próxima jogada dele, este jogador deverá pagar 30% de todo o valor somado dos próprios Negócios a você.
Custo: $100
Observação: o valor a ser pago é a soma do rendimento total de cada negócio que o jogador possui.
Isenção de Taxas
Você não precisa pagar as próximas 3 cobranças da Máfia, Pedágios ou impostos da Prefeitura (Leão).
Custo: $200
Isenção de Negócios
Você não precisa pagar as próximas 3 cobranças de Negócios de outros jogadores.
Custo: $200
Conta Trancada
Escolha um jogador. Na próxima vez que este jogador for receber qualquer quantia em dinheiro, essa quantia será desviada para a Prefeitura.
Custo: $200
Cuidado, Obras
Escolha uma das casas mostradas no tabuleiro para colocar uma Obstrução. Apenas você ou jogadores que tirarem 6 em um dado poderão passar por ela.
Custo: $100
Pedágio
Escolha uma casa do tabuleiro para colocar um Pedágio. Toda vez que um jogador passar por um pedágio seu, ele deverá lhe pagar $100.
Custo: $100
Demolição
Escolha uma Obstrução ou um Pedágio. Essa construção é destruída.
Custo: $100
Operação Lebre
Você automaticamente tira 6 em todos os seus dados nas próximas 3 jogadas.
Custo: $0
Operação Tartaruga
Escolha um jogador. Nas próximas 3 jogadas dele, este jogador vai tirar 1 em todos os seus dados.
Custo: $200
Dado Dado
Você passa a jogar com um dado a mais. Esta carta não funciona se você já tiver 4 dados.
Custo: $200
Observação: Esse efeito é permanente. O jogador fica com esse dado até o fim do jogo, a não ser que outra carta o remova.
Dado Perdido
Escolha um jogador. Este jogador passa a jogar com um dado a menos. Esta carta não funciona se ele já tiver apenas 1 dado.
Custo: $500
Observação: Esse efeito é permanente. O jogador fica com um dado a menos até o fim do jogo, a não ser que outra carta o devolva.
Um Novo Começo
Escolha um jogador. Este jogador perde todos os efeitos temporários recebidos através de qualquer carta e o número de dados que ele possui retorna a 2.
Custo: $200
Implosão
Escolha um Negócio. Este negócio é destruído.
Custo: $200
Valorização Instantânea
Escolha um Negócio que você possui. O lucro deste negócio aumenta em 3 níveis.
Custo: $200
Observação: Como a cada nível o rendimento base aumenta em 20%, esta carta aumenta o rendimento base do negócio em quase 73%.
Marketing Agressivo
O lucro de todos os seus Negócios aumenta em 1 nível.
Custo: $400

 

Cartas de vitória

Mais Rico da Cidade
Você vence o jogo caso tenha 40% ou mais da soma dos Patrimônios totais de todos os jogadores e tenha dado pelo menos 2 voltas no tabuleiro.
Custo: $0
Observação: O percentual do patrimônio de cada jogador aparece ao lado do patrimônio total dele entre parênteses.
Empresário de Sucesso
Você vence o jogo se tiver $7000 ou mais no seu Patrimônio total.
Custo: $0
Jatinho Particular
Você vence o jogo se tiver pelo menos 2 voltas no tabuleiro a mais que cada um dos oponentes.
Custo: $500
Observação: na casa de partida de cada jogador aparece o número de voltas que ele já tem.
Nadando em Dinheiro
Você vence o jogo.
Custo: $3000
Observação: esta carta não precisa de nenhuma condição especial para ser jogada, basta ter saldo para jogá-la.
Mega Negócio
Você vence o jogo se tiver algum Negócio com 2000 de rendimento.
Custo: $500

 

Efeitos especiais

Algumas cartas podem deixar os jogadores sob efeitos especiais. Estes efeitos têm duração e ação variada. Jogadores que estão sob efeitos especiais ficam com os ícones correspondentes próximos ao seu avatar. Todos os efeitos acontecem automaticamente, sendo que os jogadores não possuem qualquer controle sobre eles (há excessões). Os efeitos são os seguintes:

Na Mira do Leão
Na próxima jogada, este jogador pagará uma taxa à Prefeitura correspondente à 50% do saldo que possui.
Duração: 1 utilização
Observação: O pagamento será realizado durante a etapa de realização de pagamentos do jogador.
Cobrança da Máfia
Na próxima jogada, este jogador pagará 30% de todo o valor somado dos próprios Negócios a outro jogador.
Duração: 1 utilização
Observação: O pagamento será realizado durante a etapa de realização de pagamentos do jogador.
Isenção de Taxas
Este jogador não precisa pagar cobranças da Máfia, Pedágios ou cobranças de impostos da Prefeitura (Leão).
Duração: 3 utilizações
Observação: Esta carta dá proteção contra os efeitos das cartas Cobrança da Máfia, Pedágio e Na Mira do Leão. Caso haja mais pagamentos do que efeitos restantes, ele terá escolha sobre quais pagamentos ele pode evitar antes que os efeitos sejam todos utilizados. Caso contrário, o efeito é utilizado automaticamente, independente da vontade do jogador.
Isenção de Negócios
Este jogador não precisa pagar cobranças de Negócios de outros jogadores.
Duração: 3 utilizações
Observação: Esta carta dá proteção contra qualquer negócio que o jogador caia. Caso haja mais pagamentos do que efeitos restantes, ele terá escolha sobre quais pagamentos ele pode evitar antes que os efeitos sejam todos utilizados. Caso contrário, o efeito é utilizado automaticamente, independente da vontade do jogador.
Conta Trancada
Quando este jogador for receber qualquer quantia em dinheiro, essa quantia será desviada para a Prefeitura.
Duração: 1 utilização
Observação: Se o dinheiro a ser recebido vier de um oponente, este oponente não ficará isento de pagar - ele deverá pagar mesmo assim, mas o jogador não receberá o dinheiro.
Operação Lebre
Este jogador tira automaticamente 6 em todos os seus dados.
Duração: 3 utilizações
Operação Tartaruga
Este jogador tira automaticamente 1 em todos os seus dados.
Duração: 3 utilizações
 A carta Um Novo Começo faz com que o jogador perca todos esses efeitos.

 

Mini Game

O jogo contém 4 minigames diferentes. Quando algum jogador para em uma das casas que contém minigames, um minigame é sorteado, e então os 4 jogadores jogam este minigame ao mesmo tempo. Os minigames são individuais (single player) e todos duram 30 segundos. Em cada minigame o jogador ganha pontos, que ao final são convertidos em dinheiro para ele. O jogador da vez sempre joga no nível fácil e os outros jogadores jogam no difícil.

Os minigames são:

Troque o Troco
Neste jogo o objetivo é completar operações matemáticas de soma seguidas vezes. Um dos números da soma está faltando e o jogador deve clicar nas notas cuja soma complete a operação. Exemplo: se aparece "15 + ? = 17", o jogador deve clicar na nota 2: "15 + 2 = 17". O jogador pode clicar em qualquer nota desde que o valor somado não ultrapasse o valor do resultado. O jogador recebe 25 pontos por cada acerto e perde 50 pontos por cada erro. As notas usadas são: 1, 2, 5, 10, 20, 50 e 100.

Nível fácil: o valor que falta é sempre igual a 1 nota, assim o jogador só precisa clicar em 1 nota para pontuar.
Nível difícil: o valor que falta pode ser igual a 1 ou 2 notas somadas, assim o jogador pode precisar clicar em até 2 notas para pontuar.

Cata Moedas
Neste jogo o jogador deve mover o porquinho com o mouse para pegar as moedas que caem do céu e desviar dos martelos. As moedas podem ser prateadas ou douradas. Cada moeda prateada vale 5 pontos e cada moeda dourada vale 20 pontos. Cada martelo que acerta o porquinho faz o jogador perder 100 pontos.

Nível fácil: caem mais moedas e menos martelos, e pode aparecer algumas moedas verdes especiais que valem 100 pontos.
Nível difícil: caem menos moedas e mais martelos.

Jogo da Memória
Neste jogo o jogador deve desvirar as notas uma a uma até encontrar pares. Quando consegue encontrar recebe pontos numa quantidade proporcional ao número total de pares. Caso termine o jogo de memória antes do tempo acabar, o jogo começa de novo.

Nível fácil: existem 7 pares e cada acerto dá 60 pontos.
Nível difícil: existem 14 pares e cada acerto dá 30 pontos.

Encontre a Chave
Neste jogo o jogador deve selecionar a chave correta que abre a fechadura do cofre. A chave tem a mesma silhueta da fechadura. Quando acerta a chave, outra fechadura aparece. O jogador recebe 40 pontos para cada acerto.

Nível fácil: para cada fechadura aparecem 6 chaves diferentes.
Nível difícil: para cada fechadura aparecem 9 chaves diferentes, e elas são menores e estão invertidas.


Agora é com você. Boa diversão!

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