Um jogo de 4 pessoas (2 duplas), com um maço de 104 cartas, contendo dois baralhos de 52 cartas padrão mais 4 curingas. São distribuídas 11 cartas para cada jogador. O time que marcar mais pontos ganha o jogo. Frente - uma frente é um conjunto de cartas que combinam, baixadas com a face para cima na mesa. Na Canastra Clássica para baixar uma frente você deve cobinar cartas do mesmo valor. A menor frente é composta por 3 cartas. Cada frente deve ter pelo menos duas cartas normais e não mais que 3 curingas. Não é possível jogar a carta 3 nas frentes. Não é pérmitido ter duas frentes do mesmo valor, neste caso deve-se juntar os jogos.
Descendo os 3: Se um jogador saca um 3 vermelho, este deve ser baixado na mesa. O jogador então saca uma nova carta para substituir o 3 vermelho. Essa frente não conta como a inicial e não é permitido baixar jogos com 3 preto.
Curingas: Os 2 e Curingas podem ser combinados em qualquer jogo, seguindo as regras.
Bater: Quando você consegue descer todas as cartas antes do adversário. Pelo menos uma canastra é necessária para bater.
Canastra: Uma combinação de 7 ou mais cartas é considerada uma canastra. Ela precisa de pelo menos 5 cartas normais. Existem dois tipos, Suja (contém curingas) e Limpa (apenas cartas normais).
Frente Inicial: deve-se atingir a contagem mínima em uma frente da sua mão para poder baixa-lá. A contagem mínima depende da pontuação cumulativa da dupla no começo daquela mão.
Lixeira Trancada: A lixeira fica trancada para uma dupla até ela descer a frente inicial e trancada para ambos se um curinga ou 3 preto for descartado.
Jogando Canastra Clássica
No seu turno, compre uma carta do monte (pilha de cartas com a face para baixo) ou da lixeira (pilha de cartas descartadas), verifique se existe alguma carta que pode formar uma frente e selecione uma carta pra descartar. (O jogo se move no sentido horário). Ao descartar o seu turno acaba e permite que o próximo jogador jogue. Para bater é necessário ao menos uma canastra. Se algum dos times conseguir bater ou o monte de cartas acabar, a partida termina.
Sacando da Lixeira
Em vez de comprar do monte, o jogador pode pegar todas as cartas da lixeira. para tal, o jogador deve utilizar a carta no topo da lixeira para formar uma nova frente com cartas da mão ou enxaicar em uma frente existente.
Requerimento mínimo para frentes na Canastra Clássica:
Pontuação Cumulativa | Contagem mínima da frente inicial |
Negativa | 15 pontos |
0 - 1495 | 50 pontos |
1500 - 2995 | 90 pontos |
3000 ou mais | 120 pontos |
O valor padrão das cartas jogadas é adicionado para verificar se o requerimento é atingido.
Bater Direto
Para bater direto o jogador deve formar as frente em sua mão, com ao menos uma canastra. Para tal, o jogador não deve ter descido frentes anteriormente (os 3 vermelhos não contam) mas pode ignorar o rquerimento mínimo para baixar frentes. É permitdo bater direto após comprar a lixeira, mas neste caso o jogador nao pode ignorar o requerimento mínimo.
Pontuação
Quando o jogo acaba, cada time realiza a contagem dos seu total de pontos da rodada. Esse total é obtido somando os bônus e subtraindo as penalidades, além dos pontos que sobram na mão do jogador e do parceiro. Caso a dupla tenha pelo menos 1 canastra, adiciona-se o valor definido de cada carta na mesa ao total de pontos. Os valores em pontos são:
As pontuações bônus são contadas como a seguir:
Caso a dupla tenha pelo menos 1 canastra, a pontuação dos três vermelhos será positiva. Caso contrário é subtraído do total de pontos da dupla.
O jogo acaba quando uma das duplas atingir a pontuação cumulativa de 5000. O time com mais pontos vence.
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