O objetivo no Poker é ganhar o pote, ou seja, levar a soma das apostas dos outros jogadores. O pote é ganho durante o Showdown com a melhor mão (maior combinação de cinco cartas), ou pela desistência de todos os outros jogadores.
Para entrar na mesa de Poker você precisa ter créditos em sua conta, em valor igual ou superior ao cacife da mesa.
No Mega, o que está em jogo são créditos virtuais (sem valor monetário), por isso adotamos uma política de créditos e recarga que valoriza os pontos ganhos, limitando a disponibilidade dos créditos.
Ao entrar pela primeira vez no jogo de Poker do Mega, você ativa uma conta com créditos virtuais de jogo:
Ao perder apostas durante o jogo, se você atingir menos que 50 créditos de saldo em sua conta, pode solicitar uma recarga clicando no botão apropriado (tela de entrada do Poker). Duas horas depois da solicitação você recebe mais 150 créditos.
ATENÇÃO: O limite de recarga é 2x por dia. Por isso, valorize seus créditos!
Para evitar a perda de créditos por motivos como quedas de conexão, e para dificultar transações ilegais ou que ferem nossos termos de serviço, o jogador nunca recebe de outros jogadores um valor maior do que o coberto por ele próprio. Para cada jogador que apostou um valor que não foi coberto a diferença é estornada, mesmo que ele saia do jogo.
Nesse caso, o Jogador A recebe 1020 (500 de sua aposta + 500 do Jogador B + 20 dos pingos) e o Jogador B tem estornado 9500 créditos (10 mil - os 500 cobertos pelo Jogador A). |
O ranking das cartas é, da mais alta para a mais baixa:
Ás > K > Q > J > 10 > 9 > 8 > 7 > 6 > 5 > 4 > 3 > 2
Abaixo, conheça a classificação das "mãos" e seus valores:
Classificação das Mãos | Exemplo ilustrado | Descritivo |
Carta Alta | A mão mais fraca, não tem nenhuma combinação. Para critério de desempate, a mão é o valor da carta mais alta seguida da 2a mais alta e assim por diante. De modo que A,K,10,8,7 vence Q,J,10,9,7. | |
Um par | Duas cartas de igual valor numérico formam um par. Quanto mais alto o valor do par, mais forte para desempatar com outra mão de um par. Se houver duas mãos com um par de mesmo valor, a mais alta é a que tem o Kicker maior. | |
Dois Pares | Duas combinações de duas cartas de valores iguais, porém diferentes entre as combinações. No caso de empate entre duas mão com dois pares iguais, o Kicker define o vencedor. | |
Trinca | Três cartas de igual valor numérico e duas outras distintas entre si. Entre as trincas, vence a de maior valor. | |
Sequência | Cinco cartas em sequência contínua, nem todas do mesmo naipe. A maior sequência é a que tem a carta de maior valor. Por exemplo A, K,Q,J,10 vence de J,10,9,8,7. | |
Flush | Todas do mesmo naipe, sem formar sequência. Entre dois Flush, o critério de desempate é o valor da carta mais alta, seguida da 2a mais alta e assim por diante, de modo que K,J,9,8,7 vence Q,J,10,9,7. É possível empatar com Flush. | |
Fula (Full House) | Uma trinca e um par na mesma mão. No caso de duas mãos com full house, ganha a que tiver o valor da trinca mais alta. | |
Quadra (Four) | Quatro cartas do mesmo valor numérico mais uma outra qualquer. | |
Straight Flush | Cinco cartas do mesmo naipe em sequência numérica, sendo a maior delas no máximo um Rei (K). | |
Royal Straight Flush | A mão de mais alto valor e a mais difícil: cinco cartas do mesmo naipe em sequência numérica, tendo o Ás como a mais alta. É um tipo especial de Straight Flush. |
Em conformidade com as regras do Poker Internacional, o numero de cartas em jogo varia com o numero de jogadores. Este fato altera as probabilidades de saida de algumas combinações e seus respectivos valores segundo a seguinte tabela:
8 jogadores (48 cartas): Royal Straight Flush > Straight Flush > Quadra > Flush > Full House > Sequência > Trinca > Dois Pares > Um Par > Carta Alta
7 jogadores (44 cartas): Royal Straight Flush > Straight Flush > Quadra > Flush > Full House > Sequência > Trinca > Dois Pares > Um Par > Carta Alta
6 jogadores (40 cartas): Royal Straight Flush > Straight Flush > Quadra > Flush > Full House > Sequência > Trinca > Dois Pares > Um Par > Carta Alta
5 jogadores (36 cartas): Royal Straight Flush > Straight Flush > Quadra > Flush > Full House > Sequência > Trinca > Dois Pares > Um Par > Carta Alta
4 jogadores (32 cartas): Royal Straight Flush > Straight Flush > Flush > Quadra > Full House > Sequência > Trinca > Dois Pares > Um Par > Carta Alta
3 jogadores (32 cartas): Royal Straight Flush > Straight Flush > Flush > Quadra > Full House > Sequência > Trinca > Dois Pares > Um Par > Carta Alta
2 jogadores (32 cartas): Royal Straight Flush > Straight Flush > Flush > Quadra > Full House > Sequência > Trinca > Dois Pares > Um Par > Carta Alta
Jogar Poker envolve observação de comportamento, cálculo de probabilidades, conhecimento das mãos, coragem para blefar, entre outras habilidades que você aprende com a prática.
A regra número 1 é conhecer todas as combinações que valem pontos - ou mãos - para rapidamente avaliar se permanece com as cartas que recebeu, se precisa trocar cartas e quais, ou até mesmo se arrisca um blefe.
Os naipes (ouro, espadas, paus e copas) não têm valor no Poker. Se na hora do showdown jogadores tiverem a mesma mão, a aposta será dividida independentemente dos naipes.
Existem dois jeitos de ganhar no Poker: vencendo no showdown com a melhor mão, ou obrigando os oponentes a desistirem de suas mãos. Entre um e outro, entram em jogo as ações de apostar, cobrir ou aumentar apostas, trocar cartas, pedir mesa, correr, desistir.
Entenda melhor cada ação:
No Poker é preciso blefar, mas tem que fazer direito! Por duas razões:
Primeiro, para não se tornar previsível. Se você só aposta quando tem uma boa mão, todo mundo vai perceber e começar a jogar de acordo com isso.
Segundo, para vencer apostas grandes. Se você só aumenta ou dobra apostas antes do Flop com par de Áses ou K (reis), você é previsível e ficará marcado por jogadores tentando conseguir uma trinca ou sequência. Além de não ganhar apostas grandes, você aumenta seu risco de perdê-las.
Amplie seu conhecimento em Jogos de Cartas lendo as regras ilustradas e assistindo aos vídeos dos jogos semelhantes a Poker.