Lembre sempre xadrez é um jogo de ataque e de defesa, sair para o ataque deixando vunerável sua defesa é derrota certa.
Autor: jl9909
Apesar de alguns jogadores estarem inovando avançando seus peoes tanto da ala do rei tanto da ala da dama, nao usaria essa jogada pois a defesa fica muito vuneravel.
Autor: jl9909
Execute sempre que possivel o roque pequeno ou grande, pois um rei bem protegido representa a liberdade para o avanço das demais peças e a garantia de um ataque eficaz.
Autor: viktrom
Lembre cavalo e bispo principalmente sao peças para abrir a defesa do adversario, entao prender seu bispo nao é uma boa jogada.
Autor: jl9909
Algumas táticas são feitas a partir da pontuação de cada peça no tabuleiro, sendo o valor dos pontos os seguintes: Peão - 1 ponto Cavalos e Bispos - 3 pontos Torre - 5 pontos Rainha - 9 pontos
Autor: rickmatar
Quem joga com as brancas ja leva vantagem pois estará dando as ordens da partida, entao nao deixe perde essa vantagem com jogada que nao leva a nada.
Autor: jl9909
A troca de um bispo pelo cavalo, nem sempre a vantajosa, pois cavalo vale 3 pontos e bispo 3 1/2
Autor: jl9909
Quando estiver jogando um torneio principalmente, nao inove com saida que vc nao domina, exemplo p4cd, são saidas mais dificieis para se defender.
Autor: jl9909
A cada lance, tente colocar suas peças nas melhores posições possíveis. Mexer a mesma peça mais de uma vez durante a abertura é uma perda de tempo e pode significar a perda da iniciativa.
Autor: rupp
Desenvolva o mais rápido possível os Bispos e Cavalos (peças leves) e excute o Roque o mais rápido possível (no máximo após o 10º lance), a Dama e a Torre (peças pesadas) geralmente são acionadas a partir do meio jogo e final de jogo.
Autor: taldinho
Não subestime o adversário por apresentar uma saída desconhecida.
Autor: palma10
nas aberturas sempre foque no roque menor, como uma maneira de defesa mais reforçada
Autor: dattalma
Temos que jogar com o cavalo;pois ele e o cavalo do jogo!!!!
Autor: dm1001
NA ABERTURA COLOQUE A DAMA ATRÁS DA SUA PRÓPRIA LINHA DE PEÕES
Autor: taldinho